Feijoada e sua origem.

Uma das Especialidades do Chef.

Entrada:
linguicinha frita, farofa temperada, aipim crocante, caldinho especial, limãozinho doce e coquetel de frutas.


Buffet:
a feijoada e sua origem.
Chef Vanderlei Becker

Um pouco da historia da feijoada.

Vale lembrar que as receitas tradicionais de feijoada apresentam variações regionais.
Em virtude disso, no Nordeste de nosso país prevalece o uso do feijão-mulatinho, enquanto a influência carioca impôs no sudeste e no sul a prevalência do feijão preto, constituindo dessa maneira a mais tradicional receita que conhecemos.
As receitas do cotidiano seguem o esquema básico criado pelos vaqueiros e pelos bandeirantes, com o feijão sendo cozido com a carne seca e com toucinho para ter um sabor mais pronunciado e apreciado por todos e acompanhado depois de pronto, pela inseparável farinha de mandioca. Era costume em várias regiões que os feijões fossem esmagados e que depois fosse colocada a farinha para se criar uma massa realmente substanciosa com esses elementos e com o caldo originário do cozimento.
A feijoada está diretamente ligada à presença do negro em terras brasileiras. Resultado da fusão de costumes alimentares europeus e a criatividade do escravo africano, a feijoada é o simbolo da culinária nacional.

Esta fusão teve origem na época do descobrimento do ouro na Capitania de São Vicente/SP, na virada do século XVII. 0 inicio da mineração no Brasil levou à criação de novas capitanias e modificou sensivelmente a economia brasileira. A partir dai incentivou-se o uso da moeda nas trocas comerciais, antes baseadas em produtos como o cacau e o algodão e fez crescer a necessidade de mão de obra escrava, intensificando o tráfico de negros africanos e como consequência sua influência em nossos hábitos alimentares.

Naquela época, a refeição dos escravos de Diamantina era composta basicamente de fubá de milho, feijão e sal. 
Assim, o feijão misturado com a farinha de mandioca ou fubá grosso de milho antes de ser servido, virou prato tradicional naquela época.

Pouco depois, acrescentou-se a este prato a carne, fundindo o apreciado cozido português, prato com diversos tipos de carne e legumes, cozidos todos juntos, com o já adotado feijão, toucinho e farinha. Estava feita a feijoada.
Ao longo dos anos aprimoramos a deliciosa feijoada.

Nas fotos a ( Tradicional feijoada do Hotel Ritta hoppner aos sábados ) feita por mim por alguns anos. A Feijoada é constituída de feijão preto cozido e bem temperado, caldinho de feijão, tecnicamente preparamos as partes do porco (orelhas, rabo, pés,linguiça colonial, calabresa, paio, costelinha defumada, charque, bacon, carne seca; Como acompanhamento usamos a couve refogada com bacon, arroz branco, língua bovina, bisteca de porco, banana à milanesa a tradicional farofa de farinha de mandioca, moranga caramelada, costela assada, torresmo, laranja com canela, bacon crocante.

Confira muito mais de feijoada nesse post.
👇


Feijoada em Gramado-Rs.

Chef Vanderlei Becker

Postar um comentário

0 Comentários