domingo, 26 de novembro de 2023

Espinafre, fontes de vitaminas e muitos benefícios para a saúde.




Há mais de 90 anos crianças e adultos de todo o mundo divertem-se com as aventuras do marinheiro Popeye, aquele sujeito meio encrenqueiro que antes de qualquer briga abre uma latinha de espinafre, come e vira uma fera imbatível. A mensagem era clara: comer espinafre faz as pessoas ficarem fortes. Exageros à parte, a verdade é que o espinafre já era considerado verdura bastante nutritiva milhares de anos atrás, na antiga Pérsia e na China, o berço desse vegetal. Mais tarde, foi levado para a Península Ibérica pelos árabes e, séculos depois, trazido para as Américas pelos colonizadores espanhóis.


PROPRIEDADES

Na composição do espinafre entram alguns elementos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Por exemplo, uma xícara de espinafre cru, ou meia xícara de espinafre cozido, supre toda a vitamina A de que o corpo necessita em um dia. A vitamina A é fundamental para a boa visão, prevenção de doenças e para a saúde e beleza dos cabelos.
O espinafre também possui boas quantidades de ácido fólico, uma das substâncias do complexo B, que combate a anemia e protege o coração.
Outro que entra na composiçaõ é o ferro, sua falta, pode levar uma pessoa à anemia, fazendo com que sinta fraqueza, cansaço, tonturas e incapacidade para o trabalho.
Mas atenção: pessoas com tendências a reumatismos, artrites e pedras nos rins, não devem abusar. Isso porque contém ácido oxálico, substância que, quando ingerida em excesso, difìculta a absorção do cálcio pelo organismo.
Para que o ferro do espinafre seja bem absorvido pelo organismo, é aconselhável incluir, na mesma refeiçaõ, alimentos ricos em vitamina C, como sucos de acerola, caju, laranja e limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Burrata do chef!

  Receita: 2 un - Burrata 0,200 gr - Tomate cereja 0,050 gr - Castanha de cajú azeite de oliva Sal Tomilho Pimenta do reino moída Pesto ou s...